Especulação Imobiliária: Como essa prática funciona no mercado

No mundo dos profissionais imobiliários (corretores, avaliadores, donos de incorporadoras e investidores, por exemplo) existem termos próprios que definem práticas específicas relacionadas à negociação de imóveis. Um dos mais conhecidos e perpetuados é a especulação imobiliária.

E do que se trata essa prática exatamente? Quem a faz? Por que ela é tão utilizada até os dias de hoje e quais suas consequências para o mercado? Descubra a resposta para estas perguntas ao longo do nosso post:

O que é especulação imobiliária?

Pode-se dizer, de forma breve, que a especulação imobiliária acontece quando alguém investe determinado valor na obtenção de um bem imóvel – que pode ser uma casa, apartamento, edifício, sala comercial ou até mesmo um terreno – esperando que, a médio ou longo prazo, consiga recuperar o dinheiro com um lucro adicionado pelo imóvel estar valorizado no atual período.

Essa prática é feita com base na observação do mercado imobiliário, as altas e baixas de impostos e taxas, o processo de valorização – e também desvalorização – dos bairros e o preço do metro quadrado, por exemplo.

Em suma, a especulação imobiliária é um negócio de aposta. Você investe em imóveis apostando que os fatores serão favoráveis – no caso que a localidade seja valorizada e a infraestrutura ao redor melhorada – para que os preços se elevem futuramente.

Quem pode fazer especulação imobiliária?

Quando se fala em especulação imobiliária, quanto pessoas físicas quanto organizações investem nesse tipo de negócio a fim de obterem uma fonte de renda extra fixa, através da locação ou revenda dos seus imóveis.

E apesar de não haver restrições estabelecidas para quem tem interesse em iniciar nessa prática, é preciso que você tenha consciência do quanto você tem para gastar, se você é capaz de manter o imóvel até ele ser alugado ou vendido, além de ser realista quanto ao comportamento do mercado, para assim não correr o risco de perder dinheiro investindo em algo que diminuirá de valor no futuro.

Como essa prática influencia o mercado?

A especulação imobiliária é um modelo de negócio que por um lado, traz um lucro significativo para os investidores que sabem trabalhar com ela, mas por outro pode afetar de uma forma negativa.

O fato é que, quando os imóveis são adquiridos e ficam parados, sem nenhum tipo de uso, acabam causando malefícios para as regiões onde estão localizados e para as pessoas que não podem utilizá-los, então precisam procurar opções em locais mais afastados.

Contudo, as prefeituras das cidades brasileiras já desenvolveram formas de lidar com essa situação, que são o IPTU progressivo e a contribuição de melhoria. Resumindo, se o proprietário quiser segurar seu imóvel por muito tempo, vai precisar pagar taxas mais altas aos órgãos de infraestrutura responsáveis para compensar.

Enfim, a prática de especulação imobiliária tem seus fatores positivos e negativos, além de depender principalmente das boas condições do mercado para realmente ser um negócio lucrativo.

Posts similares

O que considerar ao escolher um terreno para construir

O que considerar ao escolher um terreno para construir

Escolher um terreno para construir é um passo fundamental no processo de criação de uma residência ou empreendimento. A decisão sobre o local da construção influencia não apenas o custo inicial do projeto, mas também o valor futuro da propriedade e a qualidade de vida...

Como escolher o melhor financiamento imobiliário

Como escolher o melhor financiamento imobiliário

A jornada rumo à casa própria muitas vezes nos conduz por muitos caminhos financeiros, e a escolha do financiamento imobiliário é um capítulo crucial nessa saga. Diante da grande variedade de opções oferecidas por diversas instituições, surge a pergunta: Como...

Comentários 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *