O que é ITBI e como funciona

Você, que está pensando em adquirir um imóvel para si, já sabe o que é ITBI e como ele funciona? Então continue neste post com a gente para descobrir!

O processo de compra de imóveis envolve a emissão de documentos e o pagamento de taxas referentes aos mesmos, além da cobrança do famoso ITBI. 

Fazer o pagamento deste imposto é de extrema importância para que a transferência do imóvel seja realizada e também reconhecida legalmente.

O que é ITBI?

O “Imposto de Transmissão de Bens Imóveis”, o ITBI é cobrado obrigatoriamente ao comprador pela prefeitura da cidade/município no qual o imóvel adquirido se encontra.

Essa cobrança por parte dos órgãos municipais foi instituído através da Constituição Federal de 1988, no inciso II do artigo 156, que diz o seguinte:

“Compete aos Municípios instituir impostos sobre (…) transmissão “inter vivos”, a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos à sua aquisição.”

Porém, o preço cobrado diz respeito a legislação municipal, inclusive se houver aumento ou diminuição, o município é o responsável.

O valor é para a prefeitura investir na melhoria dos serviços de infraestrutura, como coleta de lixo, asfaltamento das ruas, abastecimento de água etc.

A importância do ITBI

Basicamente, sem pagar o ITBI, o documento de registro não terá o seu nome como titular.

Para garantir que o processo de transmissão do bem seja completo e não haja brechas para contestação futuras, certifique-se de pagar a taxa de ITBI.

Como funciona a cobrança e o pagamento

Se você está neste processo de compra de um imóvel, negociou o preço, entrou em um acordo – inclusive se já tiver feito o pagamento – e está com o contrato assinado, precisa agora regularizar a documentação do imóvel.

Para fazer isso, você deve se dirigir ao órgão fazendário do seu município – ou acessar o site deste – e solicitar a emissão das guias de recolhimento do ITBI.

O prazo deste serviço é de aproximadamente 30 dias a partir da data do pedido.

O valor que a prefeitura cobra dependerá do preço de mercado atual do imóvel em questão. Em outras palavras, o ITBI é um tipo de imposto variável. E muito provavelmente, sairá em torno de 2% a 3% do total, dependendo do estado.

Ao realizar o pagamento do ITBI e da taxa de emissão do documento de escritura, você já está apto para registrar o imóvel no seu nome em um cartório do município.

E a partir de 30 dias, os novos documentos que atestam a sua propriedade estarão disponíveis e você será legalmente o novo dono(a) do imóvel.

O ITBI é parte imprescindível no processo de compra de imóveis e a sua negligência pode acarretar em sérios problemas futuros. Mas agora que você já está ciente de tudo isso, nunca mais vai passar por esse tipo de situação, não é mesmo?

Comente o que achou do post!

Posts similares

Como Escolher o Melhor Apartamento para Famílias com Crianças

Como Escolher o Melhor Apartamento para Famílias com Crianças

Se você tem crianças em casa, sabe que as necessidades ao buscar um apartamento são maiores e mais específicas! Afinal, é essencial garantir que elas se adaptem bem a um novo lar, especialmente considerando que, em muitos casos, uma mudança de escola pode ser...

Como Aproveitar Espaços Pequenos em Apartamentos?

Como Aproveitar Espaços Pequenos em Apartamentos?

Dicas para aproveitar ao máximo os espaços pequenos em apartamentos menores Hoje em dia, muitas pessoas têm optado por viver em apartamentos menores, e isso por diversos motivos. No entanto, o tamanho reduzido não impede que você transforme esse espaço em um lar...

Dicas para Manter a Segurança do Seu Novo Lar

Dicas para Manter a Segurança do Seu Novo Lar

Entenda sobre a instalação de sistemas de segurança, trancas e cuidados com a vizinhança! Acabou de se mudar e está preocupado com a segurança da sua nova casa? Sabemos que a adaptação no início pode ser desafiadora, especialmente porque a atenção à segurança tende a...

Comentários 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *