Financiar um imóvel é um grande passo a ser feito, pois se trata da aquisição de um bem de grande valor e é um investimento que integrará o seu patrimônio, então ele precisará ser declarado no imposto de renda.
Mas como fazer isso da forma correta, para que não haja dores de cabeça posteriormente? Continue lendo para saber mais!
É preciso declarar seus imóveis no imposto de renda?
Muitas pessoas ficam em dúvida se precisam ou não incluir seus imóveis no imposto de renda. A regra diz que se o rendimento anual ultrapassar os R $28.000,00 ou se o indivíduo tiver a posse de bens cujo valor seja maior que R $300.000,00, então é preciso sim mencioná-los na sua declaração.
O que acontece em caso de omissão
Suponhamos que o proprietário esqueceu de declarar seu imóvel, ou então não quis fazer isso. Quais são as possíveis consequências no caso de omissão?
Bem, quando as informações fornecidas no imposto de renda não condizem com a realidade, como resultado, a Receita Federal irá emitir uma multa pela omissão, com juros equivalentes ao valor atualizado da taxa Selic.
Como fazer a declaração do imóvel financiado
O primeiro passo é acessar a aba de “Bens e Direitos” no canto esquerdo do menu do Imposto de Renda. Ao clicar nesta opção, é necessário informar o código que corresponde ao tipo de imóvel incluído.
Os códigos aceitos são os seguintes:
- 11 para apartamento;
- 12 para casa;
- 13 para terreno;
Feito isso, preencha o campo de “Discriminação” com todas as informações que sejam relevantes a respeito do bem. Endereço, área total, valor de entrada, forma de aquisição e saldo devedor, forma de aquisição – aqui você especifica como “financiamento”, saldo total devedor, entre outros.
Além disso, é importante que você informe o quanto foi pago de Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), se o FGTS foi sacado para cobrir as despesas e, se o imóvel já tenha sido declarado nos anos anteriores, informe quais os valores descritos nessas datas.
Declarando o Uso do FGTS
Se o FGTS realmente ter sido utilizado com o objetivo de pagar o financiamento, além do passo a passo acima, a pessoa terá que acessar a outra aba do Imposto de Renda, mais especificamente a de “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”.
E então, clique em “Novo”, após em “Tipo de Rendimento” e selecione o código 04 – que corresponde ao FGTS.
Após isso, selecione o beneficiário cujo dinheiro foi utilizado para o financiamento, o CNPJ da instituição financeira pagadora – para o FGTS é a Caixa Econômica Federal – e por último o valor total do saque. Para finalizar, clique em “Ok”.
Dicas adicionais para fazer o Imposto de Renda
Antes de terminarmos o texto de hoje, vamos dar mais algumas dicas para declarar o seu imóvel financiado no imposto de renda:
- Faça a categorização do imóvel na aba correta;
- Não atualize o valor do imóvel seguindo o preço de mercado;
- Inclua as reformas na declaração;
- Fique atento ao prazo do Imposto de Renda.
0 comentários